Mousse de Cacau


Primeiro aconselho quem quiser repetir a receita que leia a receita original, as considerações e comentários da autora da receita, no blog dela (basta carregar no link acima) e depois que tenham o cuidado de não dizer a ninguém que é uma receita vegetariana porque esse conhecimento pré-estabelece logo opiniões gustativas.

Eu vou chamar-lhe Mousse de Cacau porque não mudou a minha vida mas deu-lhe outra dinâmica a nível do paladar. O Luís odiou mas o Diogo devorou -  não se assustem que a receita é óptima para crianças e muito saudável.

Em relação á experiência que eu tive com a Mousse de Cacau posso dizer que tenho de ter atenção ao tamanho da chávena porque a minha deu um abacate inteiro o que fez com que o sabor se nota-se, Tenho de pôr mais tâmaras e não faço a mínima ideia de usar tahina em mais nada para além de receitas (não gosto do sabor daquilo sem ser misturado)


Ingredientes:
1 chávena de abacate maduro (amassado e compactado na chávena quando medir)
8 tâmaras grandes muito maduras e que se espremam com os dedos 
1 chávena e meia de sumo de 1 laranja grande
1 colher e meia de sopa de raspas de laranja
2 a 3 colheres de sopa de cacau sem açúcar e de óptima qualidade 
Sementes de 1/2 favo de baunilha
1 colher de sopa rasa de tahina
1 pitada de sal
1/2 chávena de água ou sumo de laranja). 


Preparação:
Triture todos os ingredientes na bimby até o ficar um creme cremoso e homogéneo.
Durante o processo vai ter de parar a máquina para mexer o creme e voltar a triturar. Repita as vezes que forem necessárias até não sobrar um pedaço de tâmara e de mais nada. A mistura tem de ficar muito cremosa.
Se o creme estiver muito espesso acrescente um bocadinho de liquido (agua, sumo de laranja ou leite de amêndoa) com bastante cuidado porque o creme vai engrossar mais quando for ao frigorífico.
Vá provando e adicionando tâmaras se achar necessário tornar o creme mas doce mas tenha em atenção que o sabor do abacate ainda estará presente e só passará depois de ir ao frigorífico.
Depois de obter uma mistura bastante cremosa deite a Mousse de Cacau em pequenos recipientes, tape-os com papel prata e leve ao frigorífico cerca de 12h, no mínimo. Depois é só saborear.

Comentários