Hambúrgueres de Soja e Frango (24 meses)

Como cá em casa não somos radicais e comida é comida tentamos e temos conseguido que o filhote coma de tudo, até aquilo que nós não comemos. Eu por exemplo, não gosto de pêssego mas o filhote gosta e come. Não devemos dar ás crianças só aquilo que gostamos para não lhes condicionar o paladar, eles estão em aprendizagem e nada melhor que conhecer sabores diferentes.

- Ah mas tu dás muita comida verde e vegetariana!!!
- Não, eu dou comida variada mas como nos avós ele não come estas coisas, com estes sabores, eu como gosto de cozinhar aproveito para diversificar a alimentação e nem sempre é a mais saudável. Ainda este fim de semana o filhote comeu morangos com natas açucaradas (como não tinha de soja foram das "normais")
- Ah mas o miúdo assim engorda!!!
 - Isto há gente para todas as opiniões e mais algumas... eu prefiro saber exactamente o que ele come e ser eu a dar-lhe para conseguir controlar o dia em que ele for para a escola poder chegar a casa e contar-me sem medos. Essa alimentação faz parte do nosso dia a dia, não adianta esconder, proibir, etc só vai chamar a atenção e causar curiosidade.

Muitas comidas têm sucesso junto de todos mas outras só mesmo o filhote é que consegue comer. Estes hambúrgueres são um exemplo de uma comida para toda a família.

Aqui a maior parte é soja porque foram feitos para aproveitar os restos de frango mas se quiser pode trocar e aproveitar para congelar os hambúrgueres que sobrem - a receita deu para 14 e o filho come 2 de cada vez.

Ingredientes:
1 chávena de chá de granulado de soja fino
1 chávena de chá de frango desfiado
2 chávenas de água
3 colheres de sopa de molho de soja
sumo de 1 limão
3 cenouras cozidas
1 cebola
azeite
3 dentes de alho
salsa, coentros, cebolinho
flor de sal
gengibre ralado
noz-moscada
2 ovos
pão ralado

Preparação:
Coloque a soja num tacho com água e deixe repousar durante alguns minutos até ela engrossar.
Leve-a ao lume a cozer durante 10 minutos. Escorra muito bem a soja e tempere-a com o molho de soja e o sumo de limão. Misture muito bem. Triture as cenouras cozidas com o frango e misture na soja.

Faça um refogado com a cebola e um fio de azeite, acrescente a soja, os alhos, a salsa, os coentros e o cebolinho finamente picados. Tempere com um pouco de flor de sal, gengibre ralado e noz-moscada e deixe cozinhar durante alguns minutos, sem deixar de mexer. Junte as gemas dos ovos e mexa durante mais 2 minutos.

Depois de arrefecer adicione pão ralado para a mistura ficar mais consistente e molde os hambúrgueres, salpicando-os com a clara dos ovos. envolva-os em pão ralado. Grelhe os hambúrgueres até alourarem numa frigideira untada com um pouco de azeite.

Permitida a partir dos 2 anos
Receita baseada no Livro alimentação Vegetariana para Bebés e Crianças

Comentários