Tarteletes de Limão


Ás vezes das coisas que não correm bem saem perfeitas delicias. Foi o caso destas tarteletes.
Fiz a massa e depois de provar o recheio achei que tinha um sabor demasiado intenso a limão e que era pouco recheio para as 10 tarteleteles (podem ser 12 se puxar ainda mais a massa) e improvisei. Melhor... já tinha começado a improvisar sobre a receita original e por isso continuei.

Ingredientes para a Base:
250 ml de farinha de aveia  (ou outra á escolha se tiver em atenção que diferentes tipos de farinha alteram os sabores e consistência)
1/2 chávena de farinha de linhaça
2 ovos
1 colher de sopa de mal
1 colher de sopa de açúcar de coco ou outro adoçante natural
1 colher de sopa de óleo de coco

Ingredientes para o Recheio:
12 gemas
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de óleo coco
Sumo e raspas de 3 limões

Preparação da Massa:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Na bimby (ou batedeira) juntar todos os ingredientes e misturar bem até formar uma massa homogénea. Forre as formas e coloque a massa fazendo alguma pressão para que ela fique compacta. Quanto mais fina ficar a massa mais será tipo bolacha mas como também fará mais tarteletes será necessário mais recheio.
Leve ao forno até a massa ficar dourada, pelo meio abra o forno e pique a massa para ter a certeza que coze bem.
Se mesmo assim quando tirar do forno a parte de baixo estiver um pouco crua, tire as tarteletes das formas e meta-as num tabuleiro, voltadas para baixo, de novo no forno até dourar a parte de baixo.

Preparação para o Recheio:
Aqui tem várias opções de recheio caso queira um sabor mais ou menos intenso a limão. Eu fiz os 2.
Na bimby misture bem as gemas com metade do mel.  Adicione os restantes ingredientes. Reserve metade desta mistura. A metade mexa a uma velocidade 4, cerca de 8 minutos, a 70º ou até engrossar. Deite num recipiente até arrefecer mas não necessitada lavar o copo.
Para o recheio com sabor menos intenso bata 6 claras em castelo junte-lhes metade do recheio reservado, adicione tudo no copo da bimby e mexa a uma velocidade 4, cerca de 8 minutos, a 70º ou até engrossar.

Deixe arrefecer a massa e os recheios e depois é só deitar os rechear as tarteletes. Para decorar usei cacau.

Comentários