Bolo de Iogurte


Ingredientes para o bolo:
2 boiões de iogurte natural (usei 2 Danone mas para a próxima experimento Grego)
2 ovos
2 boiões de açúcar
1 colher de chá de baunilha
menos de 1 boião de óleo vegetal
4 boiões de farinha
1 1/2 colheres de sopa de fermento

Preparação do bolo:
Unte a forma com um pouco de óleo vegetal.
Misture o iogurte, os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo. Mexa bem. Acrescente a farinha e o fermento. Misture suavemente com a colher de pau e depois meta na batedeira.
Leve ao forno durante cerca de 35 minutos ou até o bolo passar no teste do palito e ficar quase crocante por fora.

Ingredientes para a Cobertura:
200gr de chocolate de culinária
20gr de óleo de girassol

Preparação da Cobertura:
Faça um bolo simples mas use obrigatoriamente uma forma de silicone. Depois do bolo estar feito retire-o e deixe arrefecer. Lave e seque muito bem a forma de silicone.
Na bimby coloque o chocolate em pedaços e programe 10 seg/vel 8. Junte o óleo e programe 2 min/ 50º / vel 2.
Deite o preparado na forma e vá girando para espalhar bem o chocolate. Coloque o bolo na forma e aperte com muidado para o bolo agarrar. Tape a forma com papel aluminio e leve ao frigorifico cerca de 10h para solidificar bem.
Vire o bolo ao contrário e retire a forma com muito cuidado.


Andava á algum tempo para deixar o filhote fazer este bolo porque é excelente para as crianças fazerem sozinhas, mas nem sempre as coisas se proporcionam e os raios de Sol chamam-nos para outras actividades. Como Sábado estivemos sozinhos em casa decidi que aquele era o dia e assim foi.

Todas a medidas foram feitas por ele, eu só dei apoio, mexeu com a colher pau, meteu a batedeira a trabalhar, barrou a forma (apesar de ser de silicone gosto sempre de lhe passar um pouco de óleo para desenformar na perfeição). Depois coube-me fazer a cobertura de chocolate para bolos que li no blog da Susy e que já tinha debaixo de olho á alguns dias.

Comentários